Rendas de Bilros inspiram «O nosso tapete»

É tradição, em Vila do Conde, no âmbito da festa do Corpo de Deus, a execução de Tapetes de pétalas de flores naturais, que cobrem um conjunto significativo de ruas do centro histórico.

A sua elaboração congrega a vontade, a devoção e o empenho dos seus habitantes que, de quatro em quatro anos, exibem nas suas ruas os magníficos tapetes, por todos elogiados.

A periodicidade da sua execução resulta do grande esforço exigido a todos os envolvidos e, por isso, só quadrienalmente se executam Tapetes de Flores. Consciente deste grande esforço, mas também desta manifestação identitária da nossa terra, que constitui um momento de convívio e aproximação vicinal, a Câmara Municipal lançou o desafio de que, em todos os anos que antecedem a execução dos Tapetes de Flores nas ruas habituais, se pudesse corporizar um apontamento na Praça Vasco da Gama.

Esta proposta foi aceite por moradores de todas as ruas e o tapete deste ano, que se intitula “O nosso tapete”, será instalado já na próxima festa do Corpo de Deus, na noite de 30 para 31 do corrente mês.

O desenho, inspirado nas Rendas de Bilros, foi já testado no local e o tapete terá as dimensões de 8 metros de largura por 24 metros de comprimento, sendo utilizadas, na sua confeção, as habituais espécies vegetais.

Os centros de desfolhagem serão na Rua de S. Bento, na Rua do Lidador, na Rua da Igreja e no largo do Laranjal.

Esta é uma iniciativa que conta com a colaboração de todos aqueles que manifestem a sua disponibilidade e toda a ajuda será bem vinda.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close