Exposição Temática

A exposição “Património e Criatividade” integra-se na celebração do Ano Europeu do Património Cultural, temática da 41ª edição da Feira Nacional de Artesanato.

Pretende-se, com a realização deste projeto, materializar um dos objetivos específicos da celebração do Ano Europeu do Património Cultural: “Promover o património como fonte de inspiração para a criação contemporânea e a inovação”.

De facto, o Património Cultural, material e imaterial, é um fator maior para inspiração e criatividade de ideias, projetos e materiais inseridos na economia social contemporânea.

No caso deste projeto/exposição “Património e Criatividade”, os artesãos finalistas ao Prémio Nacional de Artesanato, instituído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, foram convidados a desenvolver ideias e peças inspirando-se nas centenárias Rendas de Bilros de Vila do Conde que, a par de outros elementos patrimoniais, costumes, lendas, monumentos e paisagens, definem a identidade vila-condense.

São abordados nesta mostra a Construção Naval em Madeira, as Festividades a S. João, os Tapetes de Flores, a Doçaria Conventual, a Lenda da Berengária, os Bravos do Mindelo e as Artes da Pesca, entre outros. As peças encontram-se expostas em diversos núcleos espalhados em diferentes espaços do centro da cidade, como a Câmara Municipal, o Museu da Alfândega, a Capela de S. Roque, o Albergue Santa Clara, e o Círculo Católico de Operários.

A exposição fica patente ao público até 5 de agosto.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close