Colóquio Cerâmica

«Cerâmica 2019 – Criar valor da tradição para o futuro» é o tema do colóquio a realizar no próximo sábado, entre as 11 e as 13 horas, na Biblioteca Municipal de Vila do Conde.

A iniciativa decorre no âmbito do Encontro de Ceramistas que, este ano, constitui o principal destaque da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, a decorrer até 11 de agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça.

O colóquio terá os seguintes participantes e temas:

**José Luís A. Silva**
– Rotas da cerâmica em Portugal e no Mundo
– Vivência cultural e social da cerâmica
– Evolução quantitativa/qualitativa da cerâmica em Portugal
– Boas práticas de utilização/valorização
– Resposta a setores de tecnologia avançada
– Controvérsia: Artesanato e/ou ofícios de arte?

**Sónia Borga**
– O empreendedorismo do artesão/ceramista criativo
– A tradição artesanal, uma chave para o sucesso
– Cerâmica Criativa: Mercados turísticos/vendas on-line
– Relações de mercado: produção/distribuição

**João Carqueijeiro**
– Cerâmica – O meu percurso

**João Amaral**
– Moderador

Recorde-se que a cerâmica ocupa lugar de relevo, na presente edição da Feira Nacional de Artesanato, graças ao Encontro Nacional de Ceramistas que, para os visitantes, se materializa numa exposição, demonstração e workshops sobre práticas e técnicas. Muito para ver e descobrir numa época em que a cerâmica salda contas com as novas tendências do mercado, se cria e recria, se estiliza e sobressai no palco da contemporaneidade.

Este Encontro reúne, em Vila do Conde, alguns dos principais nomes nacionais da produção ceramista, oriundos dos centros oleiros de maior relevo do País, de que são exemplo Barcelos, Caldas da Rainha ou Reguengos de Monsaraz.

É, igualmente, no âmbito deste Encontro que o artista plástico João Carqueijeiro* está em Vila do Conde para apresentar uma exposição de cerâmica contemporânea, a decorrer no Centro Municipal de Juventude.

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a 42ª Feira Nacional de Artesanato conta, como habitualmente, com a presença de duas centenas de artesãos, assegurando a cobertura geográfica de todo o território nacional, grande parte dos quais demonstrando ao vivo o seu saber nas mais diversas expressões do artesanato.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close