A Feira Nacional de Artesanato é um espaço de intercâmbio cultural onde a diversidade de saberes fomenta uma dinâmica troca de experiências e onde se compartilham usos, costumes e tradições com origem nas nossas raízes.

É, também, local de fraterno convívio onde gostamos de abraçar quantos só raramente encontramos mas por quem sentimos um enorme afeto. É o caso do convidado deste ano – a cidade-irmã do Ferrol – com que Vila do Conde está geminada há 50 anos.

E como meio século bem merece uma celebração muito especial, nada como receber o povo galego do Ferrol no nosso espaço mais nobre desta 45ª. Feira Nacional de Artesanato.

Outra novidade da presente edição da Feira Nacional de Artesanato, é o Concurso Jovem Artesão 2023, patrocinado pelo Crédito Agrícola, que se destina a galardoar um trabalho numa das áreas do Artesanato tradicional.

Com esta iniciativa pretende-se não só incentivar e dar destaque à criatividade dos jovens até 30 anos, mas também associar o evento à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026, para a qual Vila do Conde foi já selecionada juntamente com as cidades de Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

A 45ª Feira Nacional de Artesanato contará com cerca de 200 artesãos, assegurando a cobertura geográfica do País, e recebendo, pela primeira vez, artesãos oriundos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena e Oleiros (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os cerca de 200 artesãos participantes exibem as suas artes e saberes ancestrais.

A 30 julho acontece um dos momentos mais emblemáticos do evento, com a celebração do Dia da Rendilheira, onde várias dezenas de rendilheiras, espalhadas pelo recinto, mostram ao vivo como “nasce” o ex-libris do artesanato de Vila do Conde: as Rendas de Bilros.

A música, a dança e os cantares tradicionais são uma presença constante no certame, mas destacam-se as Jornadas Gastronómicas, as quais, sem sair do recinto, permitem aos visitantes percorrer o País de Norte a Sul, fazendo uma viagem pelo melhor da Cozinha Portuguesa e, nos dois primeiros dias do evento, pelos sabores da inconfundível cozinha galega.

Ferrol
El Ferrol

45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

De 22 julho a 6 agosto 2023

Jardins da Av. Júlio Graça

ENTRADA LIVRE

Organização: Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde

Horário

2ª a 5ª Feira – 17h00 às 24h00

6ª, Sáb e Dom  – 15h00 às 24h00