Este ano, a Feira Nacional de Artesanato dedica particular atenção aos 50 Anos da Geminação de Vila do Conde com a cidade El Ferrol (Espanha). Duas cidades atlânticas e marinheiras, irmanadas pelo mar e pelas rendas.
O estabelecimento de laços de geminação entre duas cidades, ou vilas, de áreas geográficas distintas, decorre da existência de caraterísticas semelhantes ou de pontos e referências históricas comuns e procura criar relações de amizade, solidariedade e intercâmbio, estabelecendo mecanismos protocolares, essencialmente aos níveis económico e cultural.
Na Europa, o estabelecimento destes protocolos de cooperação são designados por cidades geminadas ou gémeas.
Fruto da sua riqueza cultural, da emigração dos seus povos e das suas caraterísticas geográficas, Vila do Conde assinou protocolos de geminação com El Ferrol (Espanha, 1973), Olinda (Brasil, 1983), Le Cannet- Rocheville (França, 1987) e Portalegre (Portugal, 1994).
Dia 22 de julho é o Dia da Comemoração do 50° Aniversário da geminação entre as cidades de Vila do Conde e do Ferrol. Será o Dia de Vila do Conde, do Concello de Ferrol e dos promotores desta geminação – o Rancho da Praça e o Real Coro Toxos e Froles.
Durante a manhã terão lugar as cerimónias protocolares na Câmara Municipal e no Teatro Municipal de Vila do Conde.
Pelas 16h30, o Real Coro Toxos e Froles atua no recinto da 45ª Feira Nacional de Artesanato, onde, pelas 21h30, também atuará o Rancho da Praça.