‘Suspiro da Liberdade’, de autoria de Vivian Cabral, é a peça vencedora do Prémio Feira Nacional de Artesanato 2024. ‘Semear a Liberdade’, de Ana Sousa Santos, foi distinguida com o 2º Prémio, enquanto os trabalhos ‘Liberdade’, de Lourdes Ferreira, e ‘Alegoria aos 50 Anos de Liberdade’, de Fernando Miguel, foram premiados com o 3º Prémio ex aequo.
Visando dignificar o artesanato e incentivar a qualidade e a defesa de valores de raiz histórico-cultural, o Prémio Feira Nacional de Artesanato foi subordinado ao tema Liberdade, assinalando os 50 anos da Revolução dos Cravos.
Foram apresentados a concurso mais de 60 trabalhos, traduzindo a criatividade e o talento dos artesãos nacionais e refletindo o confronto entre a tradição e as novas tendências criativas.
No Concurso Jovem Artesão, a peça ‘Colmeia Selvagem’, de Ana Sousa Santos, foi a grande vencedora do prémio, tendo o Júri destacado a “complexidade, qualidade técnica e estética da peça”. A Menção Honrosa foi entregue ao trabalho ‘Bolsa de Vime’, de Rafaela Araújo Pereira, pela “qualidade e cuidada execução da peça, numa arte que se encontra ameaçada”.
Atribuído pela primeira vez no ano passado, este prémio destina-se a galardoar um trabalho numa das áreas do artesanato tradicional, com a finalidade de incentivar e destacar a criatividade dos jovens até 30 anos, tendo-se registado a participação de 31 jovens artesãos.
O Júri foi constituído por cinco elementos em representação do IEFP, dos artesãos presentes no certame (não concorrente ao Prémio), da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e do Crédito Agrícola, enquanto entidade patrocinadora.
Prémio Feira Nacional de Artesanato
– 1º Lugar – ‘Suspiro da Liberdade’, de Vivian Cabral, Braga – 3.000 Euros
– 2º Lugar – ‘Semear a Liberdade’, de Ana Sousa Santos, Santa Maria da Feira – 2.000 Euros
– 3º Lugar (ex aequo) – ‘Liberdade’, de Lourdes Ferreira, Maia, e ‘Alegoria aos 50 Anos de Liberdade’, de Fernando Miguel, Caldas da Rainha – 1.000 Euros
Concurso Jovem Artesão
– 1º Prémio – ‘Colmeia Selvagem’, de Ana Sousa Santos, Santa Maria da Feira – 2.000 Euros
– Menção Honrosa – ‘Bolsa de Vime’, de Rafaela Araújo Pereira, Barcelos – 500 Euros