Pelo 3º ano consecutivo, a Feira Nacional de Artesanato irá acolher o Concurso Jovem Artesão, visando galardoar um trabalho numa das áreas do artesanato tradicional.
O Concurso Jovem Artesão, promovido pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e patrocinado pelo Crédito Agrícola, destina-se a incentivar e destacar a criatividade dos jovens até 30 anos.
Os trabalhos ficarão expostos durante a 47ª Feira Nacional de Artesanato, que terá lugar em Vila do Conde, entre 26 julho e 10 agosto 2025.
O Prémio Jovem Artesão tem o valor pecuniário de €2.000, atribuído ao trabalho distinguido pelo Júri, contemplando também uma Menção Honrosa no montante de €500.
O Regulamento e Ficha de Inscrição serão disponibilizados brevemente.
Recorde-se que, na edição de 2024, a peça ‘Colmeia Selvagem’, de Ana Sousa Santos, foi a grande vencedora do Prémio. A Menção Honrosa foi entregue ao trabalho ‘Bolsa de Vime’, de Rafaela Araújo Pereira.
Em 2023, foram distinguidas as peças ‘No Chão’, de Inês Casanova Neves (Prémio), e ‘Aliança da Ilusão’, de Ricardo Pinto (Menção Honrosa).