Exposição Santo António

Exposição “Santo António, uma viagem por Portugal”

No próximo dia 22 de julho, sexta-feira, pelas 18h00, o Centro de Memória de Vila do Conde vai inaugurar a exposição “Santo António, uma viagem por Portugal”, com imagens de Santo António da Coleção Alexandre Correia.

No momento em que Vila do Conde se prepara para receber a 44.ª Feira Nacional de Artesanato, o Centro de Memória acolhe uma exposição com cerca de 140 peças de artesanato, todas imagens antoninas, provenientes das mais diversas regiões de norte a sul de Portugal e dos mais distintos materiais e linguagens estéticas. Barro, metal, tecido, borracha, azulejo, biscuit, pedra da calçada, são alguns dos materiais que dão forma e cor a esta mostra expositiva, celebrativa da arte popular portuguesa.

Muitas das peças apresentadas, criteriosamente selecionadas por Alexandre Correia de entre as cerca de mil e duzentas que a sua coleção contabiliza, são expostas pela primeira vez e contam histórias de vidas e afetos entre o colecionador e artesãos, representando as particularidades e especificidades tão próprias de algumas localidades como a cerâmica das Caldas da Rainha, o figurado de Barcelos ou dos bonecos de Estremoz. Esta coleção nasce e perpetua a história de vida do seu avô, a relação de ambos e a devoção a Santo António transformando-a, simultaneamente, num símbolo do artesanato português demonstrativo da sua diversidade e criatividade.

A exposição estará patente até 18 de setembro. De terça a sexta-feira é possível visitá-la entre as 10h00 e as 18h00 e, aos sábados e domingos, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h30 às 18h00.